É preciso coragem

Sabe aquele dia em que a única coisa que você quer é sumir? Se "desconectar" de quem você é, da sua vida... Talvez não seja um desejo tão compreendido, mas é exatamente isso, uma vontade que começa surgindo de pouco em pouco, e quando nos damos conta ela já se apossou da mente, do coração, da alma. É como um copo a transbordar, em que uma única gota do que está te preenchendo, te consumindo, é o suficiente para fazer um estrago. 

Há momentos da vida que passamos os quais temos a sensação de que nada está dando certo, que seu mundo está a desmoronar pedaço por pedaço. A esperança é atingida com brutalidade, a energia para se levantar da cama e enfrentar a batalha do dia já não é a mesma. Torna-se desgastante responder um simples sim para aquele famoso e corriqueiro: "tudo bem?" ou "como você está?". Os dias parecem passar devagar, e até sorrir possui um ar de representação e não de um estado emocional, de espontaneidade.

Às vezes imagino como seria se pudéssemos ter um controle remoto para a vida, similar ao do filme "Click", em que o ator Adam Sandler interpreta um personagem que ao adquirir o tal controle e descobrir suas utilidades passa a usufruí-lo demasiadamente. Porém, como a vida é feita de boomerangs, e toda ação possui uma consequência, com o tempo o personagem percebe os efeitos de ter usado uma ferramenta sem hesitar. Então, ele passa a refletir sobre os seus atos, coloca na "balança" o que de fato importa, e no final das contas conclui que apesar dos apesares a vida tem lá suas recaídas, mas nada muda a realidade do quanto precisamos passar por cada etapa para assim podermos crescer e evoluir como seres humanos.

Cada um sabe exatamente o que sente perante alguma dificuldade, e tenho total consciência de que o tempo é o nosso maior aliado nessas fases, que a frustração, o desânimo falam mais alto, e que não é fácil se reerguer e superar quando seu rival é si próprio. Contudo, lembrar-se de que apenas e somente você poderá apropriar-se das rédeas da sua vida é o que fará sua visão e atitude mudar, e automaticamente o que está ao seu redor também, pois a forma como reagimos ao mundo é o que podemos de fato controlar. É preciso coragem. É preciso uma firmeza de espírito para se aventurar em nossas profundezas e enfrentar nossos demônios. Não tenha medo, uma vez iniciado esse caminho, ao sentir as delícias de sua essência, da plenitude do aqui e agora, as palavras lhe faltarão para explicar o sentimento de (re)encontrar-se.

É acho que viver é isso, pura resiliência, se deparar com os picos do nosso dia a dia e estar presente vivendo-os intensamente, assim como o respirar ou o ritmo cardíaco representado em um eletrocardiograma, inconstante, mas que sem esses picos na linha que corresponde ao nossos batimentos por minuto, morremos.


G.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso ser o que eu quiser e eu quero ser feliz agora

" Deixe a casa cair "